Soluções Serviços Área de Atuação
A Consultoria Educacional da Edufor atua em quase todos os elementos de Gestão das IES, visando a expansão, a regulação e o desenvolvimento qualitativo acadêmico e financeiro, tudo a partir da otimização dos recursos disponíveis e da redução de custos.
Credenciamento de Faculdades
– Os consultores assessoram no que concerne a documentação exigida pelo MEC da mantenedora, tanto no nível burocrático, como no âmbito das necessidades de comprovação de patrimônio e balanço contábil;
– Os consultores produzirão o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, levando em consideração a realidade da região de inserção e a expansão da Faculdade, sempre com a participação de todos os mantenedores e gestores da IES, para que todos façam parte do processo e possam justificá-lo junto ao MEC nas avaliações in loco.
– A Edufor constitui os Projetos Pedagógicos dos Cursos, buscando otimizar os recursos (acadêmicos e infraestruturais), diminuindo os gastos referentes à estrutura física, como laboratórios e bibliografias, por exemplo. Vale destacar que sempre se dinamiza um trabalho de forma que os coordenadores e NDE (Núcleo Docente Estruturante) participem e conheçam a sua realidade e, portanto, possam receber as avaliações do INEP demonstrando conhecimento pleno acerca dos documentos e processos da IES e dos seus cursos.
– A Edufor acompanha e assessora todo o processo de implantação da infraestrutura da IES, inclusive no que concerne ao levantamento de preços e escolha de produtos;
– Os consultores farão visitas constantes nas instalações, assim como promoverão reuniões com os gestores, professores e corpo técnico-administrativo visando o atendimento dos avaliadores do MEC;
– Para as avaliações in loco do INEP, é constituído um check list para receber os avaliadores com muita tranquilidade, garantindo o credenciamento e a aprovação dos cursos.
Autorização de Cursos de Graduação
– Constituição dos dados básicos do PPC e imputação dos dados no e-MEC;
– Construção do Projeto Pedagógico, sempre envolvendo professores e coordenador, visando o pleno conhecimento de todos acerca do processo.
– Otimização dos recursos acadêmicos e de infraestrutura (laboratórios específicos, salas e bibliografias, por exemplo).
– Acompanhamento e recursos de diligências;
– Reuniões com Gestores e professores dos cursos;
– Para as avaliações in loco do INEP, é constituído um check list para atender aos avaliadores com muita tranquilidade, garantindo a aprovação dos Cursos.
Expansão de IES
– Avaliação Sócio-demográfica da região de abrangência da IES para fins de análise da demanda para cursos de Graduação presenciais.
– Diagnóstico da situação do Ensino Superior privado na região de abrangência, com avaliação do perfil da concorrência local;
– Identificação do perfil do aluno, do prospect e da percepção de marca da instituição no mercado, através de pesquisas com alunos, leads e alunos das IES concorrentes;
– Avaliação da tendência de demanda dos alunos para cada um dos cursos e avaliação do portfólio de cursos ofertados pela Instituição, sob os aspectos mercadológicos/comerciais;
– Avaliação da precificação das mensalidades;
– Avaliação sobre o posicionamento mercadológico ideal para uma Instituição de Ensino Superior na região, com identificação das oportunidades mercadológicas ainda não exploradas;
– Identificação dos melhores produtos (cursos e modalidades de cursos) para o referido mercado;
– Implantação de cursos e/ou criação de novas mantidas;
– Acompanhamento de todos os processos internos e externos.
Protocolos de Compromisso firmados com o MEC
– Levantamento de fragilidades e potencialidades da IES e dos cursos ofertados pela IES;
– Construção da proposta de Reestruturação Acadêmica para o MEC (sempre levando em consideração os gestores e mantenedores);
– Constituição de um Plano de Reestruturação com prazos e responsabilidades bem definidas, previamente estabelecidos;
– Acompanhamento e recursos de diligências;
– Reuniões com gestores e professores dos cursos;
– Para as avaliações in loco do INEP, é constituído um check list de forma que atenda aos avaliadores com muita tranquilidade, garantindo positivamente, a melhoria dos conceitos adquiridos.
Reestruturação acadêmica e acompanhamento do ENADE – ICG – CPC
– Diagnóstico dos processos e resultados acadêmicos (ensino-aprendizagem);
– Constituição de um plano de melhoria acadêmica;
– Acompanhamento e assessoria na implantação do plano de melhoria acadêmica, com o devido envolvimento de professores e gestores;
– Acompanhamento e assessoria na imputação de dados referente ao CENSO das IES;
Planejamento e Venda de Acervos Bibliográficos Completos para Cursos de Graduação
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Planejamento e Venda de Laboratórios Didáticos Completos
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Credenciamento e implantação de EAD nas IES
1. Credenciamento junto ao MEC
A Edufor dará suporte e orientação para elaboração de projeto de credenciamento para a oferta de cursos superiores a distância, com a supervisão de criação e produção dos seguintes documentos:
. Plano de Desenvolvimento Institucional para Educação a Distância (PDI da EaD);
. Projeto Pedagógico e Modelo de Operações da EaD;
. Projeto Pedagógico do curso que será apresentado como objeto de análise para o Pedido de Credenciamento;
. Ajuste no PDI Institucional, com a inclusão da Educação a Distância;
. Orientação de preenchimento e revisão dos formulários do e-MEC necessários para o Pedido de Credenciamento para EaD.
2. Estruturação da equipe multidisciplinar
. Apoio para a definição de Organograma para o setor de Educação a Distância, com a composição de equipe multidisciplinar adequada ao modelo pedagógico e aos padrões de utilização de tecnologia e de relacionamento com polos definidos pela Instituição.
. Apoio traçar o perfil profissional de cada cargo ou função para compor a equipe multidisciplinar.
3. Definição de Infraestrutura, Processos e Manuais de Operação
. Suporte e supervisão para a constituição de infraestrutura para EAD (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, Web conferência, Biblioteca Virtual, Estúdio de Audiovisual e etc.)
. Suporte e supervisão para o desenvolvimento de documentação e lógicas de operação para o modelo de EaD adotado pela Instituição;
. Suporte para a produção do Material Instrucional.
4. Disciplinas a Distância / Modernização do ensino presencial
. Orientar a Instituição sobre a implantação de Disciplinas a Distância para os cursos de Graduação do Ensino Presencial já reconhecidos, dentro do limite de até 20% da carga didática total;
. Qualificar a Gestão Acadêmica da Instituição quanto às tendências em aprendizagem online para a melhoria da qualidade na Educação Presencial.