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O que é LMS?

O que é LMS?

A sigla LMS é uma expressão conhecida por você? Primeiramente, antes de pensarmos em treinamentos online, qual a melhor plataforma digital atende as necessidades da sua IES, sugiro refletirmos o seguinte: imaginemos uma aula presencial em um curso de graduação de uma instituição. A aula acontece através da interação entre docentes e discentes por meio do contato com os conteúdos das disciplinas do curso de graduação. Os treinamentos online seguem essa lógica, apesar de não ser exatamente a mesma coisa. Dessa forma, a diferença colocada em questão é que no contexto LMS o contato com os conteúdos será através das tecnologias digitais.

LMS nada mais é do que uma expressão em língua inglesa – Learning Management System -, que significa Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem. Trata-se de um sistema digital, disponibilizado online por meio da Internet, para que os(as) alunos(as) e docentes possam acessar os cursos, seja de forma síncrona, assíncrona, remotamente, paga ou gratuitamente, a depender das características da IES e da formação.

No Brasil, o termo também pode ser conhecido por Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), assim como sistema online, plataforma digital de ensino ou simplesmente plataforma EAD, todos os termos se referem ao mesmo tipo de sistema e são utilizados como sinônimo. O LMS é uma espécie de software que possibilita a administração, oferta, avaliação e gerenciamento dos cursos em diferentes modalidades. 

Assim como o Excel possibilita trabalhar com planilhas, realizar a administração de despesas, entradas e saídas de recursos durante um determinado período, além de outras atividades que podem ser realizadas com este tipo de aplicativo, por meio do LMS é possível realizar desde o processo de planejamento, concepção, até a gestão e avaliação. Entre outras atividades, por meio do LMS é possível a sua IES também:

  • Planejar a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão;
  • Realizar a criação e administração de conteúdos digitais;
  • Administrar a inscrição de discentes nos referidos cursos ativos;
  • Executar a avaliação de desempenho e acompanhamento de pessoal.

Além dessas funcionalidades disponibilizadas pelo software LMS adotado pela instituição, é possível se apropriar da tecnologia visando o seu uso para outros fins, como para o processo de controle de pagamentos, emissão de relatórios específicos e certificados digitais que podem ser arquivados e impressos pelos(as) discentes ao concluírem determinado curso.

Tipos de plataformas LMS

As plataformas LMS, basicamente, podem ser de dois tipos distintos: com fins educacionais ou corporativos. No contexto da Educação Superior, por exemplo, pode ser adotado pelas IES visando o uso da ferramenta para operacionalizar a oferta e todo o processo de gestão de cursos para estudantes, da extensão aos cursos de pós-graduação, assim como suporte para cursos presenciais.

Já no contexto das empresas, é utilizado como plataforma digital para a Educação Corporativa, o que permite tanto a captação, como a formação e educação continuada de parceiros, clientes e colaboradores de uma determinada empresa.

Algumas instituições especialistas em ofertar plataformas LMS se especializam em recursos e funcionalidades particulares para o atendimento de necessidades específicas da Educação Corporativa, flexibilizando, potencializando e tornando o processo de ensino-aprendizagem neste tipo de formação adequado a este contexto de formação. Assim como outras podem se especializar para o fornecimento de plataformas e recursos voltados para o contexto da IES.

Gestão de conteúdos e recursos LMS

Além de possibilitar a criação e todo o processo de gestão de conteúdos digitais, como dissemos anteriormente, toda plataforma digital LMS possibilita que as instituições insiram, editem e administrem conteúdos digitais, como arquivos, livros digitais, e-books, PDF’s, áudios, podcasts, animações, vídeos, links, páginas no formato PDF, HTML, conteúdos e-learning

Isso significa dizer que o processo de produção, inserção, administração e edição de conteúdos pode se tornar rico, dinâmico e atrativo para discentes e docentes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais rico e agregador, sem necessitar de conhecimentos de programação mais avançados. Outros recursos podem também ser utilizados pela instituição, como:

  • Realização de atividades, testes, pesquisas acadêmicas e institucionais;
  • Administração de chats, audioconferências, videoconferências, criação e gestão de fóruns;
  • Utilização dos recursos de gamificação;
  • Gestão de sala de aula online, emissão de relatórios acadêmicos etc.

E a sua IES já possui uma plataforma LMS? Tem interesse em saber mais sobre a oferta EAD/ presencial/ híbrida?

A EDUFOR Consultoria Educacional é ESPECIALISTA em PROCESSOS REGULATÓRIOS junto ao MEC em todo o Brasil. Possuímos uma equipe especializada para sanar todas as suas dúvidas relativas aos processos e demais ASSUNTOS ACADÊMICOS, ESTRATÉGICOS e INSTITUCIONAIS para a sua IES.

Se a sua IES ainda não é CREDENCIADA para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação digitais na modalidade EAD, aproveite a última chance. Em breve (ainda em dezembro) o sistema e-MEC será fechado para novos processos regulatórios.

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