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Indicadores de Qualidade da Educação Superior são importantes instrumentos de avaliação

Indicadores de Qualidade da Educação Superior são importantes instrumentos de avaliação

Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, instituídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Os indicadores são expressos em escala contínua e em cinco níveis, além de possuírem relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.

O Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) são indicadores utilizados pelo Inep, que além de proporcionarem evidências para a elaboração de políticas educacionais por parte do governo, também servem como subsídio para a supervisão e regulação da educação superior.

O Conceito Enade, o IDD e o CPC são indicadores de qualidade que avaliam os cursos de graduação, enquanto o IGC avalia as próprias instituições de educação superior. Entenda como são calculados:

Conceito Enade – avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Enade. O cálculo e a divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame;

IDD – mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida de aproximação das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado;

CPC – seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho dos estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos-pedagógicos); e
IGC – avalia as instituições de educação superior, sendo realizado anualmente e levando em consideração a média dos CPCs do último triênio, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível, e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep

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