Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, instituídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Os indicadores são expressos em escala contínua e em cinco níveis, além de possuírem relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.
O Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) são indicadores utilizados pelo Inep, que além de proporcionarem evidências para a elaboração de políticas educacionais por parte do governo, também servem como subsídio para a supervisão e regulação da educação superior.
O Conceito Enade, o IDD e o CPC são indicadores de qualidade que avaliam os cursos de graduação, enquanto o IGC avalia as próprias instituições de educação superior. Entenda como são calculados:
Conceito Enade – avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Enade. O cálculo e a divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame;
IDD – mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida de aproximação das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado;
CPC – seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho dos estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos-pedagógicos); e
IGC – avalia as instituições de educação superior, sendo realizado anualmente e levando em consideração a média dos CPCs do último triênio, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível, e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep